Pode parecer maravilhoso ter a solução para diversos problemas bem na palma da nossa mão, mas ainda é indispensável humanizar os processos.
Não podemos negar que, a cada dia que passa, nos aproximamos ainda mais dos futuros utópicos e mega tecnológicos que conhecemos em filmes e séries e que, o século XXI já está tomado pela tecnologia.
E pode parecer maravilhoso ter a solução para diversos problemas bem na palma da nossa mão, mas ainda é indispensável humanizar os processos.
Como assim?
Nossa maior fonte de tecnologia, que cresce disparadamente, é a Tecnologia da Informação. O conjunto de soluções, aplicativos, hardwares, softwares, técnicas e tudo o que estiver em prol de solucionar algum problema ou potencializar o desenvolvimento empresarial ou pessoal.
E, se essas soluções são para pessoas, as pessoas têm que se sentir abraçadas por isso, precisam sentir que esses processos são para elas! São os clientes quem pagam as contas, que investem e que fazem esse mercado girar – se você não quer investir em humanizar os processos de TI, pode parar agora!
Mas, como fazer isso?
Se você reconhece a necessidade de tornar os processos de TI mais humanos, algumas táticas podem ser o diferencial para o seu sucesso. Em primeiro lugar, você precisa ser visto e fazer com que seu cliente se sinta parte importante do processo.
Neuromarketing
Usar a Neurociência e a Psicologia aliadas às técnicas de divulgação pode ser o primeiro passo para alcançar o sucesso. É a primeira oportunidade que se tem para captar um novo cliente e descobrir quais são suas necessidades, mergulhe fundo nesse processo.
Seu cliente é o Rei
Há muitos anos, esta é a regra de ouro entre produtor e consumidor. Sabemos bem que, sem ele, não há negócio. Então, é importante que você conheça a melhor maneira de se relacionar com seu cliente.
Saiba ouvir: esteja atento. Na maioria das vezes, seu cliente dirá o que deseja ou precisa, mesmo que não seja 100% explícito. Alguns detalhes na comunicação podem fazer a diferença.
Dicas Importantes
Use a linguagem certa: a maneira como você se comunica com um dono de restaurante, é diferente da maneira com a qual você deve falar com um estilista de moda, por exemplo. Esteja ciente de estilos, jargões e termos técnicos das áreas em que seus clientes atuam.
Seja confiante e tenha sempre uma resposta coerente: ser confiante com seu produto ou serviço é indispensável. Se nem você confia em suas qualidades, por que terceiros deveriam? Saber tudo sobre o que tem a oferecer é parte disso. Quando um cliente te faz uma pergunta ou pede mais informações, ele espera que você as tenha na ponta da língua.
Seja ético e honesto: a pior decisão que você pode tomar é decidir mentir sobre aquilo que está oferecendo. Por menor que seja, uma mentira nunca é um problema pequeno para se resolver. Então, mantenha a verdade sempre a postos e nunca perca sua postura ao tentar resolver ou negociar qualquer assunto.
Seguindo estas dicas, você está a um passo mais perto de tornar a sua empresa referência quando o assunto for excelência em Tecnologia da Informação.
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